CommoditiesECONOMIAEconomistasFinanças Públicas

PIB SUL AFRICANO CRESCE NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

A economia sul-africana cresceu 1,1% no primeiro trimestre de 2021 (Janeiro-Março), traduzindo-se em uma taxa de crescimento anualizada de 4,6%. Isso segue um aumento revisto de 1,4% PIB real no quarto trimestre de 2020.

Os setores financeiro, de mineração e comércio foram os principais impulsionadores da produção do lado da produção (oferta) da economia, enquanto os gastos das famílias e as variações nos estoques ajudaram a impulsionar o crescimento do lado da despesa (demanda).

Apesar de ser o terceiro trimestre consecutivo de crescimento positivo, a Economia Sul-Africana é 2,7% menor do que no primeiro trimestre de 2020.

Finanças, mineração e comércio impulsionam a produção

Oito das dez indústrias registaram ganhos positivos no primeiro trimestre de 2021, com finanças, mineração e comércio dando as contribuições mais significativas.

A atividade económica no setor financeiro, imobiliário e de serviços empresariais aumentou a uma taxa anualizada de 7,4%. Isso foi impulsionado principalmente pelos serviços imobiliários (registando um aumento nos adiantamentos de hipotecas e registos de títulos) e no setor bancário (registando um aumento no número de concessões de crédito).

A indústria extrativa também teve um trimestre positivo impulsionado pelo aumento na produção dos metais do grupo da platina, minério de ferro e ouro. No lado negativo, as mineradoras de minério de manganês, carvão e diamantes registaram números de produção mais baixos no primeiro trimestre.

A forte atividade no atacado e no varejo sustentou o crescimento do setor de comércio. Os atacadistas registaram aumentos nas vendas de petróleo, bem como em eletrônicos de consumo (mais notavelmente aparelhos digitais e TVs de última geração). Os varejistas tiveram um trimestre positivo, liderado por aumentos nas vendas de produtos de mercearia, serviços de saúde, vitaminas e medicamentos.

A produção industrial aumentou a uma taxa anualizada de 1,6%, impulsionada principalmente pelo forte crescimento na produção de veículos automotores, peças e acessórios e outros equipamentos de transporte. As manufaturas em madeira, papel e gráfica também deram uma contribuição notável, suportadas pela forte demanda por materiais de embalagem e pelo aumento das vendas de jornais.

A redução de carga e a redução do abastecimento de água contribuíram para a contração da indústria de abastecimento de eletricidade, gás e água. A agricultura, silvicultura e pesca também teve um desempenho ruim no primeiro trimestre em comparação com o trimestre anterior, puxado para baixo por números de produção mais fracos para culturas agrícolas e produtos de origem animal.

Para mais informações, veja a apresentação do PIB do primeiro trimestre de 2021 da Stats SA aqui 


O IEF – Valor Económico & Financeiro, fundada em 2019, é uma empresa moçambicana que presta serviços de consultoria  e análise económica, negócios e finanças.