ECONOMIAEconomistasEditorialFreak económicoOPINIÃORecentes

RICOS QUE ESCAPARAM DA UNIVERSIDADE, O QUE ISSO TEM A VER COM ECONOMIA?

O que Bill Gates, o Jogador de Golfe Tiger Woods e a atriz Sarah Michelle Gellar (também conhecida como Buffy – A caça–vampiros têm em comum?

Nenhum deles tem diploma universitário!!

Ninguém duvida que todos três sejam suficientemente inteligentes para ter obtido um diploma. Contudo, todos eles tomaram a decisão racional de que o custo implícito de obter um diploma teria sido alto demais, pois já recém saindo da adolescência cada um deles tinha uma carreira promissora que teria que ter sido adiada para obter um diploma universitário.

Gellar teria que ter adiado sua carreira de atriz, Woods teria que ter desistido de ganhar um torneio depois do outro e ser o maior jogador de golfe do mundo, Gates teria que ter adiado o desenvolvimento do software de maior sucesso e mais lucrativo jamais vendido, o sistema operacional da Microsoft.

De facto, gente de grande sucesso, especialmente em carreiras artisticas ou atltetas em que começar cedo na vida é essencial, com frequência é gente que largou a universidade. É mera questão de economia: o custo de oportunidade do tempo deles naquela etapa da vida simplesmente era alto demais para que postergassem sua carreira em nome de um diploma universitário.

 


Paul Krugman & Robin Wells

O IEF – Valor Económico & Financeiro, fundada em 2019, é uma empresa moçambicana que presta serviços de consultoria  e análise económica, negócios e finanças.