ConjunturaCulturaECONOMIAEmpresasFinanças PúblicasMERCADOSRecentesSegurança

Corrupção e COVID-19

A corrupção, abuso de cargo público para ganho privado, é mais do que desperdício de dinheiro: erode o contrato social e corrói a capacidade do governo de ajudar a crescer a economia de uma maneira que beneficie todos os cidadãos. A corrupção era um problema antes da crise, mas a pandemia do COVID-19 aumentou a importância de uma governança mais forte por três razões.

Primeiro , governos de todo o mundo estão desempenhando um papel maior na economia para combater a pandemia e fornecer linhas de vida econômicas para pessoas e empresas. Esse papel expandido é crucial, mas também aumenta as oportunidades de corrupção.  Para ajudar a garantir que o dinheiro e as medidas estejam ajudando as pessoas que mais precisam, os governos precisam de relatórios oportunos e transparentes, auditorias ex post e procedimentos de prestação de contas, além de estreita cooperação com a sociedade civil e o setor privado.

Segundo , à medida que as finanças públicas pioram, os países precisam evitar a sonegação de impostos e o desperdício e perda de fundos causados ​​pela corrupção nos gastos públicos .

Terceiro , as crises testam a confiança das pessoas no governo e nas instituições, e o comportamento ético se torna mais saliente quando os serviços médicos são tão demandados. Evidências de corrupção podem minar a capacidade de um país de responder efetivamente à crise, aprofundar o impacto econômico e ameaçar a perda de coesão política e social.

 

Nossa mensagem para o governo: Faça o que for preciso, mas certifica-se de conservar os comprovantivos de cada USD gasto, porque a responsabilidade não deve ser ocultada durante este tempo.

Limitar a corrupção requer a apropriação pelo governo de reformas, cooperação internacional e um esforço conjunto com a sociedade civil e o setor privado. Também envolve a vontade política e a implementação assídua de reformas por todas as instituições do estado.