Uncategorized

Atividade empresarial sul-africana cresceu em janeiro Casos de Covid-19 recuaram – PMI

Image: Supplied

Imagem: Moneyweb

A atividade do setor privado sul-africano aumentou ligeiramente em janeiro, à medida que a onda Omicron de casos de Covid-19 recuou, elevando a demanda e estabilizando novos negócios, mostrou uma pesquisa na quinta-feira.

O Purchasing Managers’ Index (PMI) da IHS Markit subiu para 50,9 em janeiro, de 48,4 em dezembro, ligeiramente acima da marca neutra de 50 em território expansionista.

“Os dados mais recentes do PMI sugeriram uma melhora nas condições de demanda na África do Sul em janeiro, à medida que a onda Omicron de Covid-19 recuou e os clientes começaram a gastar novamente”, disse David Owen, economista da IHS Markit.

Ainda assim, os desafios da cadeia de suprimentos permaneceram agudos, com várias empresas lutando para estocar os insumos de que precisam, enquanto enfrentam fortes pressões inflacionárias por materiais e transporte.

Olhando para o futuro, Owen acrescentou que o otimismo dos negócios foi fortalecido pela esperança de que a economia lide bem com quaisquer ondas futuras da pandemia, principalmente porque as hospitalizações e as mortes foram muito menores com a variante Omicron, apesar das medidas mínimas do governo.

O rápido declínio na onda Omicron levou a um aumento no otimismo empresarial ao mais alto em pouco mais de sete anos, em meio a uma maior promessa de que as condições econômicas serão menos afetadas pela pandemia em 2022.

A África do Sul não exige mais que aqueles que testam positivo para Covid-19 sem sintomas se isolem e também reduziu em três dias o período de isolamento para aqueles com sintomas, à medida que o país sai de sua quarta onda do coronavírus.

 

Fonte: Moneyweb